Escolhendo o local para sua horta

Para se obter uma horta com plantas viçosas e produtivas é preciso planejar e escolher muito bem o local onde ela será instalada.

Antes de escolher entre a sua varanda, a cozinha ou o quintal, a primeira coisa a se fazer é OBSERVAR muito esses ambientes e pesquisar que plantas podem ser cultivadas em cada tipo de situação. Há, por exemplo, plantas que gostam de muita luz e outras que se desenvolvem melhor a meia sombra. Há também plantas que gostam de muita umidade e outras que adoecem nessas condições. Cada espécie vegetal possui exigências muito particulares. Listamos abaixo alguns dos principais fatores ambientais que interferem no desenvolvimento das plantas e algumas dicas para que o seu cultivo seja bem sucedido.

      • Luminosidade
        É uma informação indispensável. A maioria das hortaliças e leguminosas precisam receber luz do sol de seis a oito horas por dia, preferencialmente o sol da manhã.
        O ideal aqui em nosso hemisfério (sul) são áreas voltadas a orientação leste e norte, pois permite maior área de incidência do Sol, inclusive no inverno.
        Mantenha longe de locais com árvores, arbustos ou objetos que possam trazer sombra excessiva.
        Se o espaço tiver pouco Sol é possível criar estratégias para levar a luz solar até as plantas. Por exemplo, espelhos ou refletores nas paredes podem ajudar as plantas a captar a luz necessária para a realização da fotossíntese.
      • Vento
        As plantas não gostam de vento, então tenha muito cuidado. Ventos fortes reduzem o crescimento e a umidade do solo.
        Observe e proteja um dos lados para evitar que o vento quebre a planta ou prejudique seu crescimento.
      • Água
        Veja se há alguma fonte de água potável próxima, é necessário ter água disponível e de boa qualidade ( pura e sem contaminação) para a rega diária das plantas. A maioria das hortaliças preferem solo úmido. Sempre que possível, recolha a água da chuva, que é a melhor água para as plantas.
        Mas não exagere, a terra encharcada dificulta a germinação das sementes e o desenvolvimento das plantas, e pode causar apodrecimento das raízes.
        Quando cultivadas em vasos e bancadas não se esqueça de realizar furos e colocar argila expandida para permitir a drenagem.
      • Terra / Solo
        A maioria dos legumes preferem um solo úmido, bem drenado e rico em matéria orgânica, mas temos que considerar as características de cada espécie, pois há espécies que se desenvolvem em solos mais secos. Outro fator importante é afinidade entre as plantas que você vai escolher. A hortelã, por exemplo, deve permanecer sozinha quando plantada em vasos, pois suas raízes são invasoras e matam as outras que estiverem no mesmo local. A salsinha, cebolinha e coentro podem ser plantadas no mesmo vaso por terem raízes superficiais. Manjericão, alecrim e capim cidreira já têm raízes profundas, por isso, se forem plantadas juntas, serão boas companheiras.
        Em solos muito arenosos ou pobres em nutrientes pode-se misturar matéria orgânica como húmus, composto vegetal ou esterco animal para enriquecê-lo e garantir uma boa nutrição para as plantas. Quando os solos forem muito compactados ou rochosos uma boa opção pode ser elevar os canteiros adicionando 20 a 30 centímetros de terra boa sobre o chão.
      • Proximidade
        Importante que sua horta seja acessível e esteja próxima para garantir um melhor cuidado e uso frequente.

Assista ao vídeo com dicas de Renata Bonazzi.

Uma vez realizada as observações e definido o local, vamos colocar em prática e iniciar a construção da nossa horta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s