Ervas medicinais #parte 1

dia da pizza (6)Que tal não tomar remédio a toda hora?

Além de uma alimentação mais saudável, sem interferência de agrotóxicos a horta em casa pode proporcionar muito mais benefícios.  Já parou para analisar quantos remédios consumimos, para cada dorzinha diferente do dia a dia?

Podemos plantar ervas com fins medicinais também. Você pode mandar a gripe, a febre, a cólica, as dores no corpo, embora de maneira natural.

Crie você mesmo seu remédio natural: analise as necessidades do seu corpo e as compare com as propriedades de cada planta mencionada nesse post e de que maneira elas podem ajudar a suprir essa necessidade.

– Hoje as dicas são para combater as dores no corpo – Essas dicas, não substituem a visita ao médico. 

FOTO21-500x340HORTELÃ

Pode ser usada como vermífugo, estimulante e tônico em geral, estimula as funções gastrointestinais. Também pode ser Usado no tratamento de giárdia e ameba. Contra febre, dor de cabeça, gripes e resfriados, asma, bronquite e tosse; vômitos, diarreias e cólicas, dispepsias, afecções crônicas do fígado e cólicas hepáticas. Aumenta a produção e circulação da bílis. Estimula agudeza e foco perceptivos. Pode causar insônia, se tomado antes de dormir ou em uso prolongado. Diminui a lactação. Contraindicado para gestantes e lactantes.

unha de gatoUNHA DE GATO
Usada em pacientes com HIV. Previne tumores e trombose. Usada no combate a artrite, artrose, bursite, reumatismo, herpes genital e labial, hemorroidas, inflamações urinárias e sarampo. Contraindicado para gestantes e lactantes e para crianças menores de três anos, por falta de estudos adequados. Proibido tomar dois dias antes e depois da quimioterapia, devido ao forte efeito imunoestimulante.

Urucum3URUCUM
Combate a prisão de ventre, hemorragias, afecções do estômago, dispepsia, afecções respiratórias e alergias. Útil no tratamento de doenças coronarianas, como endocardite e pericardite. Antídoto do ácido cianídrico (veneno da mandioca brava). Protege a pele contra micoses, insetos e queimaduras.

steviaSTÉVIA
Super adoçante não calórico. Calmante, diurético e digestivo. Combate a pressão alta, insônia, ansiedade, depressão e fadiga cerebral. Elimina toxinas e colesterol.

salviaSÁLVIA
Aumenta a capacidade intelectual, ativa os sentidos e a memória. Combate cansaço nervoso, depressão e esgotamento, gripes, resfriados, todo tipo de febre, afecções de boca e garganta, afecções da pele, estomatites, cólicas menstruais, distúrbios da menopausa, deficiências cardíacas, debilidade sexual, ninfomania, deficiências ovarianas, suores excessivos e suores noturnos. Reguladora da tensão arterial, tem ação sobre o pâncreas em caso de diabetes. Alivia a tosse asmática. Escurece os fios de cabelo, branqueia os dentes e fortalece as gengivas. Focalizadora das metas individuais, ajuda na externalização de sentimentos e infunde criatividade, autoconfiança, coragem e empreendedorismo.

romã

ROMÃ
Usado contra infecções intestinais com diarreias agudas com muco, pus e sangue, e na diarreia crônica e cólicas intestinais. Usado no tratamento de faringites, amigdalites, aftas, gengivites, afecções vaginais, leucorreia e herpes genital. Usado no combate á solitária e outros vermes. A dose tóxica é muito próxima da terapêutica, por isso deve ser administrado com cuidado. Tem como efeitos colaterais náuseas, vômito, cefaleia, vertigem, cegueira noturna e sonolência. Contraindicado para gestantes e pessoas com cálculos renais.

picao

PICÃO

Atua contra problemas hepáticos, desobstruente do fígado. Dissolve cálculos biliar e renal e combate a cistite. Usado no tratamento de icterícia (amarelão). Usado no tratamento de ingurgitamento das glândulas mamárias (leite empedrado).

noz-moscadaNOZ MOSCADA
Combate má digestão, vômitos, diarreias, cólicas e gases. Útil contra dores musculares e reumáticas, fraqueza, exaustão, insônia e para revitalizar os nervos e músculos em paralisia. Ajuda na recuperação de doenças debilitantes e após esforços físicos intensos. Em doses altas pode ter efeitos alucinógenos.

manjericc3a3o1MANJERICÃO
Antiespasmódico gástrico e estimulante digestivo, antiinflamatório, aperiente, estomáquico, carminativo, expectorante, excitante e galactagoga. Pacificador, organizador e integrador, transmutador da energia agressiva. Contraindicado durante o primeiro trimestre de gestação

louro-folhas1LOURO

Ativa o funcionamento do estômago, fígado e útero. Usado no tratamento de anorexia, dispepsia, cólicas, astenia, fadiga, dores reumáticas e torcicolos. Em doses altas, pode provocar vômito.

Acompanhe os próximos post’s para aprender a como utilizar cada uma dessas ervas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s