Redobre os cuidados com sua horta na época de chuva

Se o tempo está ruim, seja por causa de um grande período de chuva ou pelo sol escaldante, a horta deve – e pode – continuar sendo produtiva. E nós vamos te ensinar como tirar proveito da meteorologia e deixar suas plantas mais resistentes.

Sabemos que tudo o que é demais exige uma atenção especial. E isso também vale com relação ao tempo, ou seja, se ele está muito úmido ou quente e seco demais. Por isso, precisamos ter alguns cuidados extras com as espécies para que elas não tenham o desenvolvimento comprometido.

Uma dica fundamental é manter o solo drenado em casos de chuva. O excesso de umidade pode encharca-lo, fazendo com que as raízes das plantas apodreçam.

A ocorrência de fungos também pode acontecer na época chuvosa. É importante realizar ações preventivas, como, por exemplo, colocar plantas repelentes (falaremos sobre isso nos próximos posts) para o combate de pragas.

Já na época de calor intenso, a principal recomendação é proteger sua horta para não queimar as folhas. Mesmo as ervas medicinais e temperos serem mais resistentes aos raios ultravioleta do que as hortaliças, o ideal é instalar os chamados sombrites (telas de proteção feitas com malha de polietileno).

Além disso, as regas devem ser intensificadas para promover maior hidratação. Os melhores horários são já de manhãzinha e no finalzinho da tarde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s