Compostagem no quintal

compostagemA compostagem é um processo natural que promove a decomposição da matéria orgânica bruta, transformando-a em nutrientes (substâncias químicas essenciais à vida) que podem ser acessados pelas plantas.

Organismos decompositores como as minhocas, insetos, fungos e bactérias são alguns dos agentes decompositores do solo e são responsáveis pelo aumento da fertilidade do solo melhorando suas propriedades físicas, químicas e biológicas.

minhocaAlém de tornar os micro e macro nutrientes disponíveis para as plantas, a ação dos decompositores melhora a textura, a porosidade e a capacidade de retenção de água do solo tornando-o um verdadeiro meio de cultura… de Agricultura!

O uso intensivo de fertilizantes químicos, inseticidas e herbicidas matam esses seres vivos e como consequência o solo fica pobre e as plantas suscetíveis à doenças. Isso faz com que a produção se torne dependente de aportes externos (e eternos!) de nutrientes para corrigir essas deficiências.

Composteira DomésticaA partir da observação desse processo natural as pessoas desenvolveram sistemas capazes utilizar essa propriedade a seu favor. São as composteiras domésticas, que funcionam como uma solução eficiente para a destinação do resíduo sólido orgânico (em escala residencial e até industrial) e também funciona como uma ótima fonte de produção de húmus para suas plantas.

Nos últimos anos as composteiras domésticas se popularizaram e o seu uso está se tornando uma prática comum na casa das pessoas.
Com o objetivo de aumentar ainda mais a popularidade desses biossistemas junto às pessoas, o município de São Paulo, em parceria com o instituto Morada da Floresta, lançou em 2013 o Programa Composta São Paulo.

Esse programa distribuiu mais de 1000 composteiras para pessoas que se inscreveram e se comprometeram a dar feedbacks do uso das composteiras domésticas através de questionários e grupos de conversa na web.

Ao adotar a prática da compostagem na sua vida diária os quintais ficam muito mais vivos em terra, água e ar!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s