COMO PLANTAR #parte 2

Passo a Passo: plantando alface em casa.

Hoje vamos falar sobre o plantio da alface em hortas urbanas. A primavera esta por vir e será a época ideal para plantar alfaces, podendo recorrer a sementes ou a pequenas alfaces, de folha ainda jovem e fresca.

Você pode usar sementes ou mudas, é mais fácil  e mais barato você mesmo gerar a muda através da semente e depois transplantar para o vaso.

  1.   Escolher as sementes e colocar uma em cada rolo. Nos pacotes de sementes que compramos nas lojas de jardinagem vem lá indicada a profundidade a que devem colocar a semente. Neste caso, tem apenas um pouco de substrato por cima. Pode-se colocar duas sementes em cada rolo, para o caso de alguma não germinar, mas se germinarem as duas, convém tirar uma das plantas para a principal ter espaço para crescer.
  2.  Borrifar água na terra até ficar ligeiramente umedecida (cuidado para não afogar as sementes), cobrir com plástico de cozinha transparente. Convém fazer uns furos no plástico para o ar poder circular, mas mantendo a umidade.
  3.  As mudas de alface devem ser transplantadas apenas quando já tiverem de 4 a 6 folhas verdadeira (com aparência de alface) e em vasos de 20 a 30 cm de profundidade, o ideal é tentar não tocar nas raízes, deixa-las sempre envoltas na terra.

mudas alface

FONTE: ESTUFADEVIDRO

A alface necessita de um solo rico em húmus, úmido e ligeiramente alcalino, sendo essencial assegurar a drenagem, através de orifícios no vaso, para que as alfaces não apodreçam com a irrigação. Uma boa forma de auxiliar a drenagem será cobrir o fundo do vaso com areia ou argila.

  • O primeiro passo será encontrar o vaso ideal para plantar as alfaces, que pode ser de plástico, devendo ter um palmo de profundidade e largura suficiente para o desenvolvimento das alfaces.
  • Escolha um lugar de meia sombra para deixar o vaso, por que a alface gosta de sol, mas não muito então o ideal é usar o sol da manhã.
  • A rega das alfaces irá depender da temperatura do local onde estas se encontram. O ideal será regar dia sim, dia não, para que possa perceber se a planta tem necessidade de mais água. No caso de notar que as folhas ficam ligeiramente murchas, significa que necessita de aumentar a frequência da rega.
  • Manutenção: Ainda que o cultivo de alfaces requeira pouca manutenção, será boa ideia enriquecer o solo com matéria orgânica, assegurando sempre uma boa drenagem. Para que as alfaces nasçam de forma saudável e equilibrada, aposte em adubo caseiro, feito de matéria orgânica.
  • Colheita pode ser feita entre 60 e 90 dias do plantio, isso vai depender do tipo de alface escolhido. Para saber quando colher as suas alfaces, basta reparar nas folhas, que deverão estar grandes e volumosas. A colheita terá de ser feita na íntegra, removendo a planta toda, desde a raiz.

passo a passo

2 comentários sobre “COMO PLANTAR #parte 2

Deixe um comentário