Alimentos que rebrotam para sempre

Replante em casa suas hortaliças preferidas.

Boa parte dos alimentos que consumimos e depois jogamos fora é possível plantar, consumir e plantar outra vez, melhorando nossa qualidade de vida e economizando dinheiro.

Importante observar o local que irá escolher para cultivá-las, e claro, nos casos que for replantar em vasos, escolher os modelos mais adequados.

Abaixo uma lista com dicas que buscamos na internet para você replantar seus legumes e verduras preferidos.

Cebolinha

cebolinha0-1

Quando for usar a cebolinha, separe toda a parte branca e mais um pedacinho da parte verde. Coloque dentro de um copo com água, cobrindo cerca de 2,5 cm (a parte branca). Deixe em local ensolarado e dentro de alguns dias as raízes ficarão maiores. Troque a água todos os dias. Depois replante num vaso ou quintal com solo fértil e drenagem de água. Veja o passo-a-passo aqui e confira as benefícios do chá de cebolinha.

Manjericão

manjericão

Separe algumas hastes, corte-as com uns 10 a 15 cm, retire as folhas da parte de baixo, deixando apenas algumas folhas na parte superior. Coloque num copo de vidro com água até a metade e deixe num lugar ensolarado, trocando a água de dois em dois dias. Depois, quando as raízes estiverem com o tamanho de 2 cm  é hora de replantar num vaso. Saiba também alguns usos medicinais do manjericão.

Hortelã

plantando hortela

Funciona da mesma forma que o manjericão. Depois precisa ser plantada também em um vaso maior e com furos em baixo. Para manter a hortelã saudável nunca deixe a terra seca, caso contrário ela irá morrer. Veja alguns benefícios do hortelã para saúde.

Alecrim

replantando alecrim

Separe algumas hastes do alecrim e corte-as com uns 10 a 15 cm. Retire as folhas da parte de baixo, deixando apenas algumas na parte superior. Coloque num copo de vidro com água até a metade e deixe em um lugar ensolarado, trocando a água de dois em dois dias. Quando as raízes estiverem com o tamanho de 2 cm  é hora de replantar num vaso, deixe num lugar onde haja bastante sol.

Alhoalho-2

Aproveitar as folhas do bulbo. Não precisa ser replantado, se colocado os dentes numa vasilha de vidro com água, crescerá brotos que ficarão ótimos com batatas assadas, húmus, guacamole e qualquer tipo de salada por exemplo, mas use apenas as extremidades, que são mais saborosas.

Cenoura

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Igual ao alho, vamos aproveitar as folhinhas. Também não precisa plantar, poderá usar as folhas para complementar sopas e saladas, pois são muito nutritivas. Usará exatamente aquela parte da cabeça da cenoura que todos jogam fora. Assim como na imagem, o ideal é colocar várias numa vasilha com água pela metade, em 15 dias começam a brotar.

Alface Romana

almace romana replantar

Poderá partir também para o cultivo hidropônico. Basta pegar a cabeça da alface, aquela que ia jogar fora, e colocar numa vasilha com água, troque sempre que necessário. Ela não irá ficar tão grande como antes, mas já da pro gasto.

Alho-poró

DSC_0567 done

Brota facilmente na água. Corte o talo com a parte da raiz, uns 5 cm, e coloque num recipiente não muito fundo com água até o começo da raiz e vá cuidando para que não evapore e seque. Deixe em um local com luz natural. Troque a água a cada dois dias. Mais ou menos uma semana depois, quando as raízes estiverem maiores, replante num vaso com terra preparada.

Capim Limão

erva cidreira

Consiga alguns talos e deixe na água até criar as raízes (média de 2 semanas), depois passe para o vaso com a terra já preparada. Ela suporta bem o sol, deve ser regada normalmente.

Batata-Doce 
batata_doce_51b6bce6c11272.78209834

Compre uma batata doce no mercado, fure-a com palitos de espeto e deixe-a suspensa em um copo com água, de modo que apenas metade dela fique submersa. Troque a água periodicamente e tenha paciência até que as mudas comecem a germinar. A espera valerá a pena: uma única batata doce pode originar mais de 50 mudas. Plante algumas mudas em um vaso de terra espaçoso e aí é só esperar. O cultivo da planta segue da forma tradicional: garanta que ela tome um pouco de luz e regue-a periodicamente.

Abacaxi
abacaxi-2

Separe apenas a coroa unida à base . Tire todo o excesso da fruta e mergulhe só a base em um copo com água, que deve ser trocada periodicamente. Em algumas semanas, as raízes terão crescido e a muda estará pronta para ser plantada em um vaso com terra. Nessa primeira etapa, a quantidade de água no solo deve ser mantida equilibrada: nem muito seco, nem muito molhado. Depois de alguns meses, as raízes já estarão firmes e o antigo abacaxi finalmente será uma nova planta. As folhas velhas serão substituídas por novas e, depois de cerca de um ano, chegará a hora de mudar a planta para um vaso maior e de melhor drenagem. Aí, é só esperar e seguir com o cultivo da forma tradicional: luz + água periodicamente.

Fontes: Tudo sobre Plantas e SOS Solteiros

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s