Como Preservar suas Ervas

Falamos aqui na semana passada de algumas espécies de hortaliças que rebrotam a partir de si mesmos e podemos tê-las sempre frescas na horta, mas há outras ervas que usamos com frequência e não podemos contar durante todo o ano. Podemos conservar essas ervas e temperos por bastante tempo através técnicas bem simples.

Temos quatro maneiras principais de preservar as ervas mantendo seu sabor e aroma:

  • Secagem
  • Congelamento
  • Conservar em Sal ou Açúcar
  • Imersão em Óleo

Colheita

erva-topoPara a maioria das ervas o indicado é realizar a colheita antes do florescimento e no início da manhã, após o orvalho ter secado, mas antes do sol evaporar os óleos essenciais voláteis. As ervas colhidas nestas condições mantém o sabor por mais tempo e são menos propensas a mofo.

Selecione as mais saudáveis e faça a poda sempre acima do primeiro nó da sua plantinha, para perpetuar a ramificação.

O ideal é realizar a preparação imediatamente, após a colheita. Deixá-las paradas fará com que murchem, além de acumular poeira e umidade, estragando o seu sabor, cor e aparência.

1. Secagem

Algumas plantas precisam ser lavadas antes, use o mínimo de água possível para evitar esmagar ou machucar as plantas. Você também pode colocá-las em uma peneira sob água corrente ou simplesmente segurá-las sob a torneira. Ao final da lavagem, sacuda-as levemente sobre a pia para retirar o excesso de água.

erva-08

As ervas podem ser secas no forno, em microondas ou em desidratador, mas estes métodos afetam os óleos essenciais, e o produto final pode ficar inferior. O ideal é a secagem natural em local fechado pois mantém o sabor, cor e qualidade em melhores condições. Para isso escolha um local seco, ventilado e quente. erva

Após retirar o excesso de água, remova as folhas inferiores dos caules e amarre o maço de ervas próximo à ponta dos caules.

ervas-1112Você poderá pendurar os ramalhetes em qualquer tipo de objeto como cabide, varal, escadas. Pendure-os com as folhas para baixo.
ervas-1113Embrulhe em saco de papel para evitar a sujeira.
ervas-07As ervas também podem ser secas sobre prateleiras ou telas. Uma tela antiga de janela pode ser usada, se estiver limpa e em condições. Posicione-a de modo que o ar flua livremente nos dois lados. Caso escolha essa opção, será necessário virar os ramalhetes diariamente para evitar que se enrolem.

Deixe as ervas secarem totalmente, leva de 5 dias a algumas semanas. Recolha-as quando secarem, elas estarão secas quando se tornarem quebradiças e sem umidade.

ervas-guardarOs temperos devem ser colocados em recipientes ou sacos plásticos bem lacrados e devidamente identificados, pois as ervas, depois de secas, são mais difíceis de serem reconhecidas. Além disso, vale a pena colocar a data da armazenagem e sempre lembrar que os temperos desidratados por métodos caseiros costumam durar cerca de seis meses.

ATENÇÃO: nem todas as ervas podem ser desidratadas, por exemplo, manjericão, hortelã e salsinha podem apodrecer antes da secagem. Indicadas para secagem: alecrim, orégano, sálvia, tomilho, camomila.

2. Congelamento 

Após lavar as ervas, corte-as em pequenos pedaços. Coloque-as em pequenas formas e regue com azeite ou manteiga derretida e leve ao congelador.
Como-Congelar-ervas-aromaticas-em-azeite-ou-manteiga

Para usar, basta colocar os cubos de gelo direto para a panela. Você também pode congelar as ervas envoltas com água, mas dependendo do que for cozinhar pode atrapalhar porque a água derrete.

3. Conservar em Sal ou Açúcar

Para preservar ervas em açúcar ou sal, simplesmente mergulhe as ervas frescas em um frasco lacrado.

erva-sal-3

Você pode usar tanto o sal (ou açúcar) e as ervas para tempero. Algumas ervas naturalmente ficam melhor em açúcares como lavanda, hortelã, alecrim, erva-cidreira. Outros fazem sais de ervas maravilhosas, tais como manjericão.

4. Imersão em Azeite

O tratamento inicial é o mesmo utilizado para o congelamento, e as ervas devem permanecer completamente cobertas com azeite.

erva-azeiteColoque em uma garrafa; as ervas que ficaram no caule dentro da garrafa de óleo servem como ornamento ou como ingrediente culinário. Se quiser remover as folhas para usar, um recipiente baixo é melhor, pois as folhas podem ser pescadas com uma colher.
A validade é de 6 meses e devem ser conversadas em geladeira.

Aproveite essas maneiras fáceis de poupar suas ervas para uso posterior, com o sabor e aroma de frescas.

Fontes: Garden LovewikiHow e Minha Horta Biológica

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s