O que plantar em agosto? 

O inverno é uma época ideal para plantar hortaliças. Iniciando o mês de agosto, vamos dar dicas sobre quais são as melhores para cultivar nesta época do ano.

Pimentão

pimentao_meuquintaltemvida
Hortaliça-fruto típica de clima tropical, o pimentão se desenvolve melhor em temperaturas amenas. Recomenda-se que as mudas sejam adquiridas de produtores especializados e já prontas para o transplante (10 a 15 cm de altura). O pimentão prefere solos bem arejados, profundos, com boa drenagem e ricos em matéria orgânica. O espaçamento para o plantio é de 1m entre linhas por 40 a 50 cm entre plantas. A muda deve ficar na mesma profundidade que estava na bandeja de isopor, pois o plantio mais profundo favorece doenças. Após o transplante, o pimentão deve ser irrigado, sempre que necessário, pela manhã, para evitar que as folhas fiquem molhadas durante a noite. Quando as plantas atingem cerca de 30 cm de altura é feito o tutoramento, utilizando-se estacas de bambu ou taquara com 1,0 m de comprimento, fincadas lateralmente em cada planta. Em seguida, faz-se o amarrio, cuidando para não estrangular as plantas. Para reduzir o ataque de doenças e pragas, recomenda-se preventivamente a escolha correta da área, evitando-se terrenos úmidos e onde já foram plantadas espécies da mesma família botânica do pimentão (tomate, batata, pimenta e berinjela), e adubação orgânica equilibrada. O início da colheita ocorre em torno de 70 dias após o transplante, podendo se estender de dois a três meses.

Alface

alface_meuquintaltemvida
De crescimento rápido, é uma das espécies que mais se adapta para o consórcio com outras hortaliças. Todas as cultivares, em geral, apresentam no inverno bom desempenho. As principais cultivares plantadas possuem folhas do tipo lisa, crespa e americana. As hortaliças folhosas respondem bem à adubação orgânica, que melhora a qualidade e a conservação do alimento. O transplante das mudas (4 a 6 folhas) deve ser em canteiros previamente preparados e adubados, na profundidade que estavam na bandeja de isopor. No cultivo consorciado, recomenda-se o plantio das mudas de alface entre as linhas do pimentão, utilizando-se duas linhas espaçadas de 30 cm entre plantas e fileiras. A grande exigência da alface (93% do peso é água), aliado à baixa capacidade das raízes de extrair água do solo, torna pequenos períodos de estiagem em seca, por isso a irrigação diária é muito importante. Durante o desenvolvimento são necessárias uma a duas capinas, quando se aproveita para fazer também o afofamento do canteiro. No cultivo da alface não há maiores problemas com pragas e doenças. A colheita deve ser nas primeiras horas da manhã ou nas horas mais frescas, quando atingir o máximo de desenvolvimento, sem sinais de florescimento, normalmente entre 30 e 45 dias após o transplante.

Rabanete

rabanete_meuquintaltemvida
O rabanete é muito fácil de cultivar e de ciclo rápido, por isso recomendado para o consórcio com outras hortaliças que utilizam maiores espaçamentos de plantio, como o pimentão. O rabanete se adapta melhor às regiões de clima frio ou temperado. A semeadura deve ser realizada diretamente no local definitivo, em solo bem preparado e destorroado. Deve-se fazer um pequeno sulco (1 cm) para colocar as sementes, cobrindo-as com o solo. Após a emergência deve-se fazer o desbaste, deixando uma planta a cada 8 a 10 cm na mesma linha de plantio do pimentão. Caso não chova, a irrigação diária é o principal cuidado a ser tomado com o cultivo do rabanete. Recomenda-se a retirada dos matinhos e afofamento da terra no início do desenvolvimento das plantas. Por se tratar de uma cultura bem resistente e de ciclo rapidíssimo, não sofre com pragas e doenças. Os rabanetes podem ser colhidos cerca de 30 dias após o plantio, evitando-se a colheita tardia que pode fazer com que as raízes fiquem fibrosas, rachadas e secas.

Fonte: Lar Natural

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s