Como identificar o tipo de solo da sua Horta

Quando pensamos em fazer um jardim, uma horta ou pomar em casa, é essencial conhecer o tipo de solo que temos ali.
O solo deve ser encarado como um organismo vivo, que interage com a vegetação em todas as fases de seu ciclo de vida.
Aproveitamos o ano de 2015 que é o ano do solo para abordarmos algumas de suas características.

Aspecto Físico
A textura de um solo se relaciona ao tamanho dos grãos que o formam. Um solo possui diferentes quantidades de areia, argila, matéria orgânica, água, ar e minerais. A forma como estes componentes se organizam, representa a estrutura do solo. Um solo bem estruturado deve ser fofo e poroso permitindo a penetração da água e do ar, assim como de pequenos animais, e das raízes.

Aspecto Químico
Se relaciona com os nutrientes que serão utilizados pelas plantas. Esses nutrientes, dissolvidos na água do solo (solução), penetram pelas raízes das plantas. Como tratamos na matéria de Macro e Micronutrientes.

Aspecto Biológico
Trata dos organismos vivos existentes no solo, e que atuam nos aspectos físicos e químicos de um solo. A vida no solo só é possível onde há disponibilidade de ar, água e de nutrientes. Um solo com presença de organismos vivos indica boas condições de estrutura do solo. Os microorganismos do solo são os principais agentes de transformação química dos nutrientes, tornando-os disponíveis para absorção pelas raízes das plantas.

Existem diversos tipos de solos, inclusive uma nova classificação brasileira dos solos publicado pela Embrapa.
Cada um com 
características próprias, como densidade, formato, cor, consistência e formação química, mas ainda podemos dividi-lo em três tipos básicos:

areiaSolo Arenoso
Possui uma quantidade maior de areia do que a média (contêm cerca de 70% de areia). Eles secam logo porque são muito porosos e permeáveis: apresentam grandes espaços (poros) entre os grãos de areia. A água passa, então, com facilidade entre os grãos de areia e chega logo às camadas mais profundas. Os sais minerais, que servem de nutrientes para as plantas, seguem junto com a água. Por isso, os solos arenosos são geralmente pobres em nutrientes utilizados pelas plantas. Necessita de correção e adubação.

argilaSolo Argiloso
Contém 30% de argila, formado por grãos menores que os de areia, tornando o solo mais compacto. Ele é menos arejado e a água tem dificuldade em penetrar e escoar. Um dos principais tipos de solo argiloso é a terra roxa, encontrada principalmente nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Este tipo de solo é bom para a prática da agricultura, principalmente para a cultura de café.

humusSolo Humífero
Também chamado de terra vegetal, é rica em húmus, contém cerca de 10% de húmus e é bastante fértil. O húmus ajuda a reter água no solo, torna-se poroso e com boa aeração e, através do processo de decomposição dos organismos, produz os sais minerais necessários às plantas.

calcarioSolo Calcário
É um tipo de solo formado por partículas de rochas. É um solo seco e esquenta muito ao receber os raios solares. Inadequado para a agricultura. Este tipo de solo é muito comum em regiões de deserto.

Os solos mais adequados para a agricultura possuem uma certa proporção de areia, argila e sais minerais utilizados pelas plantas, além do húmus. Essa composição facilita a penetração da água e do oxigênio utilizado pelos microorganismos.

Como identificar seu tipo de solo

tipo de soloRecolha uma porção de terra e examine-a atentamente, se for escura, granulosa, e apresentar restos de vegetais, será uma terra rica em húmus. Se for de cor clara, será certamente mais rica em argila.
Aperte a terra entre as mãos e deixe-a cair sobre uma superfície dura. Se ao cair se mantiver unida, é uma terra rica em argila, se é difícil de compactar entre as mãos e ao cair se desfaz, espalhando-se, é rica em areia.
Uma bola de terra que se une bem entre as mãos e se abre, ao chegar ao chão, está próxima da terra ideal.Estas são astúcias que poderá usar.

Prova da cobrinha
arenoso argiloso

Se você tentar formar uma “cobrinha” com seu solo, mas não conseguir dar forma…seu solo é arenoso
Já, nos solos argilosos, você conseguirá fazer uma “cobrinha” sem que apareçam rachaduras.

Fonte: Quintal de casa e Plante Orgânico

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s