Como aumentar o sucesso na germinação das sementes

Utilizado há anos, o método de pré-germinação reduz o tempo de germinação de sementes em 70%, e duplica sua taxa de sucesso.

Descobrimos esse método a partir de um livro antigo chamado “Planning The Organic Vegetable Garden”, de acordo com ele este processo chama-se pré-germinação ou pré-emergência.

Tudo que você precisa é de um recipiente de plástico ou de vidro com tampa. As sementes não precisam de luz para o cresimento de suas raízes.

sementes-03Coloque um pedaço de papel toalha ou guardanapo na parte inferior do recipiente, adicione água até o papel ficar completamente úmido, mas sem deixar poças de água.

Distribua as sementes sobre o papel toalha úmido, feche a tampa do recipiente e faça uma etiqueta para que se saiba qual o tipo de semente, pois  exitem algumas muito parecidas, como a de brócolis e couve e couve-flor.

sementes-02Olhe-as no dia seguinte e se as sementes forem novas, algumas irão germinar em apenas um dia! Os mais rápidos incluem a família do repolho, brócolis, couve, couve-flor, e alface. Os mais lentos são a pimenta, berinjela, erva-doce, aipo, que pode levar mais de 5 dias. O restante, como tomate, beterraba, acelga, abóbora, cebola, leva cerca de 3 dias.

rebento-de-ervilhaAssim que observar as raízes saindo, plantá-las imediatamente, pois se elas ficarem muito longa será difícil separar as raízes da toalha de papel.
Pode parecer difícil pegar uma pequena semente, mas é realmente muito fácil, você pode usar um palito de dentes, ou apenas seus dedos.

sementes-04Plantá-las em uma profundidade rasa no solo ou vaso e aguá-las diariamente. Vai levar uns dias para ver as primeiras folhas verdes. Agora é o momento de colocá-las ao sol para crescer forte e saudável.

sementes-05Aqui estão algumas razões pelas quais gostamos muito desse método:

  • Grande taxa de sucesso: Alguma vez você já espalhou todo pacote com 300 sementes, apenas para ter três plantas sobreviverem? Quando usamos o método de pré-germinação, semeamos 12 sementes se queremos ter 10 plantas, porque quase todas vão germinar e crescer. Nos casos de sementes novas a taxa de germinação é de quase 100%.
  • Sementes antigas: esta é uma ótima maneira de testar rapidamente se as sementes antigas ainda estão vivas e com potencial de germinação. Se você armazenar sementes em um lugar fresco e seco elas podem ter uma vida bastante longa, veja as dicas de armazenamento que já publicamos.
  • Velocidade: com esse método as plantas inciam seu processo de germinação bem mais rápido, por exemplo, as sementes de couve demoram 1 a 2 dias para germinar e mais 2 dias para a folha crescer, e se for semeada diretamente no solo pode demorar 2/3 vezes mais.

Fonte: A Piece of Raibow – texto traduzido e adaptado.

22 comentários sobre “Como aumentar o sucesso na germinação das sementes

    1. Olá Luiz Fernando, para a maioria o ideal é uma mistura de matéria orgânica (humus, compostagem) + terra + areia para permitir a boa drenagem . Dependendo da espécie que pretende plantar vc pode enriquecer o solo e ajustar o ph tb, com cálcio, cinza, etc.

      Curtir

  1. Estou a começar uma horta no meu quintal, e preciso muito da vossa ajuda
    já semeei couve, salsa, rúcula e coentro, e pepino a couve já germinou mas o restante ainda; e já lá vão 12 dias. Será que as outras sementes levam mais tempo?

    Curtir

    1. Olá! Cada semente leva um tempo para germinar, além disso vc deve considerar as condições de solo e temperatura e a forma como fez a germinação.
      No caso da rúcula, leva em média uns 5 dias, o coentro é mais sensível, a taxa de germinação é baixa mesmo, algumas pessoas indicam deixar de molho por três dias para ajudar. A salsa leva mais tempo para germinar, até umas 5 semanas em alguns casos.
      Então depende muito de cada espécie e a forma como vc fez a germinação.
      Espero ter ajudado. Abraços.

      Curtir

  2. Boa noite, tenho algumas dúvidas sobre essa técnica.
    Bem, devemos colocar em um recipiente totalmente fechado? ou com algumas aberturas para a passagem de ar?
    Devemos colocar em um ambiente iluminado ou totalmente escuro?
    Obrigado!

    Curtir

Deixe um comentário